A pesquisa anual do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos dos Estados Unidos (IEEE, na sigla em inglês) sobre linguagens de programação colocou o Python como a linguagem mais popular do mundo. Porém, uma linguagem que não está em um lugar tão destacado na lista, pode ser muito importante aprender, trata-se do SQL.
No ranking do IEEE, Python é seguida pelos três tipos de C (C, C++ e C#) e o top 5 é completado por Java. SQL está apenas na sexta posição, à frente de JavaScript, R, HTML/CSS e Typescript. A liderança de Python é um sinal dos tempos, outras edições da mesma lista, em geral, que lidera é o JavaScript.
Apesar de linguagens como Python, a família C e JavaScript se alternarem como as mais populares, não é todo mundo que programa por hobby, e, do ponto de vista da empregabilidade, quem ocupa o topo da lista, e não é de hoje, é o SQL. Em outras palavras, trata-se de uma habilidade bastante desejada pelas empresas.
Conhecimento adicional
De acordo com o editor de projetos especiais do IEEE, Stephen Cass, força do sinal SQL não se dá porque há muitos empregadores procurando alguém que programe apenas em SQL, as empresas querem alguém que programe em um das linguagens no topo da lista, mas que também se virem bem em SQL.
Segundo Cass, os aplicativos mais modernos são compostos por uma camada de front e middleware (software de computador que fornece serviços para outros softwares), que conversa com um banco de dados. Muitas vezes, essa comunicação se dá por uma rede, com o objetivo de eliminar restrições de recursos locais.
Com a variedade de implementações que SQL possui, é possível, inclusive provável, que uma delas se encaixe no caso de uso procurado pelo potencial empregador. Portanto, principalmente para quem está começando, conhecer mais e se aprimorar em SQL pode ser a chave para um bom desenvolvimento profissional.